Kleber Araújo lança CD em homenagem ao cordelista Antônio Francisco durante a FELIS


A Feira Literária do Sertão (Felis) começa nesta quinta-feira (24) com uma programação completa e variada para aquelas pessoas que amam as mais vertentes e nichos da cultura e da arte. Entre as ações programadas na Felis estão lançamentos de livros e CDs.

No sábado (26) o cantor e compositor Kleber Araújo lança o seu mais novo CD - "Cantigas do Poeta", onde interpreta composições do poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor Antônio Francisco.

A nossa reportagem conversou com Kleber Araújo, que contou como foi a escolha do homenageado - um dos poetas cordelistas mais festejados do país - para o seu novo trabalho musical.

"Tenho a felicidade de ser amigo de Antônio Francisco, poeta que terei a honra de receber aqui no sábado, durante o lançamento do CD. Quando apresentei a ele o meu CD Cinema Novo (lançado em 2016), ele ficou encantado com os arranjos e me mostrou muitas composições musicais suas que estavam guardadas. Eu não sabia que ele também era compositor, foi uma grata surpresa. Antônio só pediu que, quando fosse gravar as suas músicas, a sonoridade e os arranjos fossem parecidos com os do Cinema Novo. Assim foi feito", contou Kleber.

O CD Cantigas do Poeta foi todo produzido em Arcoverde, com arranjos dos maestros Sérgio Coringa (Arcoverde) e Ananias Júnior (Garanhuns). A homenagem a Antônio Francisco em 2019 é pela passagem dos seus 70 anos. "Achei que esse era o momento ideal para gravar o disco e prestar essa justa homenagem a ele" celebrou Kleber Araújo.

Antônio Francisco estará no sábado na Felis e vai participar do show de lançamento do CD, onde declamará dois novos poemas. Outros poetas e poetisas de Arcoverde e Pesqueira - Andreza Kamylla, Maíra Tenório, Moisés Avelino, Diosman Avelino, Maria das Montanhas e Tayná França - também participarão com saudações poéticas de autoria de Antônio Francisco. Na sequência tem o show do poeta Neudo Oliveira, que também interpreta poesias de Antônio Francisco no seu repertório.

Confira todos os detalhes e a programação completa da feira Literária do Sertão, clicando aqui.

Sobre Antônio Francisco - Antônio Francisco Teixeira de Melo nasceu em Mossoró (RN) em 21 de outubro de 1949. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor, ainda confecciona placas.

Antônio Francisco só começou sua carreira nas letras e na arte aos 46 anos. Antes, ele viajava Brasil
afora pedalando a sua bicicleta. (Foto: reprodução/Facebook Poeta Antônio Francisco).
Antônio começou sua carreira literária aos 46 anos. Não começou antes porque era dedicado ao ciclismo, fazendo muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste. Muitos dos seus poemas já são objeto de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros.

Em maio de 2006 o poeta tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. A partir daí, ele já vem sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à cadeira que ocupa e à qualidade dos seus versos. Antônio também é membro da Academia de Letras do Rio Grande do Norte.

Conheça mais sobre Antônio Francisco curtindo a página dedicada ao poeta no Facebook.

Serviço:
Lançamento do CD Cantigas de Poeta, de Kleber Araújo, em homenagem a Antônio Francisco
Sábado, 26 de outubro de 2019, 21h
Praça Virgínia Guerra - Centro - Arcoverde - PE
Facebook Felis
Instagram Felis
Evento Felis

Por Zalxijoane Lins, do De 1ª Categoria.
Imagem: Divulgação/Felis.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Sucesso para vocês, desejo que este evento alcance todos os objetivos propostos 🙌🙌

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)