"Deusa de Itamaracá" não é de João Gomes: canção foi escrita por Marron Brasileiro em 1983

Marron Brasileiro é compositor de centenas de sucessos gravados por diversos artistas.
Foto: Reprodução/Facebook.


Desde que o cantor João Gomes, de 20 anos, terminou o namoro com a estudante Ary Mirelle, no mês passado, os portais de notícia têm divulgado, de forma equivocada, que a canção "Deusa de Itamaracá" foi composta por ele para a ex.

A música que tem 40 anos é um dos grandes sucessos que o pernambucano Marron Brasileiro compôs e a Turma do Pinguim, sob o comando de Almir Rouche, gravou no ano de 1985. Deusa de Itamaracá é, até hoje, umas das canções mais executadas nas rádios de todo o país, segundo dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).

Marron Brasileiro conversou - via aplicativo de mensagem - com a nossa reportagem neste 1º de maio, e deu mais detalhes da sua Deusa de Itamaracá:

"Comecei fazendo uma melodia em 1982 e depois do carnaval de 1983 fui pra Itamaracá descansar… Todo dia ia pra praia… lá passava uma princesa… linda… e eu todo 'atabacado' doido pela mulher que não me dava a mínima.

Fiz a letra!

Kiel Hernandez guitarrista da Turma do Pinguim, meu amigo de adolescência conhecia a canção e falou pro dono da banda Fred Bezerra que foi junto com Kiel até a minha casa e lá eu dei a autorização (para a música ser gravada). E a música perdura até hoje, com sucesso, graças a Deus!", comemora Marron.

Almir Rouche, com a Turma do Pinguim, gravou Deusa de Itamaracá em 1985.
Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE.

Em tempo - No final de março deste ano, João Gomes lançou nas plataformas digitais seu novo projeto: o álbum “Raiz”. Com 16 faixas, o projeto chega após João Gomes ter gravado em 2022 o DVD “Acredite”, em Recife. Em “Raiz”, ele resgata músicas brasileiras que marcaram gerações, como “Esperando Aviões” (Vander Lee), “Deusa de Itamaracá” (Almir Rouche) e “Se Não Valorizar” (Aviões do Forró), entre outras.

Zalxijoane, da redação, De Primeira Categoria.

Marron Brasileiro - Ao longo da carreira o artista passou por importantes bandas, a principal foi a Versão Brasileira, que fez grande sucesso na década de 90. As suas composições e melodias possuem influências nítidas dos ritmos pernambucanos como caboclinho, maracatu, coco, ciranda, forró e MPB.

No total, o artista possui seis discos gravados, quatro do período que fazia parte da banda Versão Brasileira e outros dois gravados em carreira

Durante a estrada, Marron compôs canções que marcaram época, foi através de parcerias importantes com cantores regionais e de nível nacional que fez com que ele se projetasse e se consolidasse transformando-o em um artista multifacetado.

Entre as parcerias mais importantes na carreira pode-se destacar a banda Pimenta Nativa, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Reginaldo Rossi, Calypso, Fafá de Belém, Limão com Mel, Edilza, Almir Rouche, Gustavo Travassos, André Rio, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Waldonis, Petrúcio Amorim, entre outros.

O primeiro sucesso de Marron Brasileiro no mercado radiofônico foi a canção chamada “A cor do pecado”, interpretada por Reginaldo Rossi. Não demorou muito e no ano de 1983, o segundo sucesso estourou nas rádios, que foi a composição “A deusa de Itamaracá”.

Em seguida, “Nas ondas do desejo” se popularizou e passou a ser uma das mais tocadas nos bailes carnavalescos do estado e nas quadrilhas juninas. Daí por diante vieram as canções “Arrea a Lenha”, “É tanto amor”, “Galera do Brasil”, “Gostoso te amar”, “Deusa do Mercado São José”, “Fica pra depois” e “Só quero com você”.

E a música pernambucana cruzou fronteiras, pois Marron Brasileiro realizou turnês na Espanha, Chile, Paraguai, Argentina e Cuba. Participou de apresentações no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, Foz de Iguaçú, onde se apresentou no Congresso Internacional de Solidariedade a Cuba, foi convidado a compor canções exclusivas para a trilha do seriado “Uma Mulher Vestida de Sol”, da Rede Globo, com direção de Luiz Fernando Carvalho, uma adaptação da obra do escritor pernambucano Ariano Suassuna.

Marron Brasileiro também é um dos nomes que fazem o maior bloco de carnaval do mundo! No Galo da Madrugada ele sempre é uma das atrações mais esperadas e queridas pelo público.

Fonte: Portal O Artista.



Postar um comentário

0 Comentários