Médico Jarbas Maciel fala sobre prevenção e combate ao câncer no De Primeira

Fotos: Michael Andrade (@m.sdrade) - Estagiário de Jornalismo Digital da UNIASSELVI
Texto por: Raul Silva (@prof.rgms) - Estagiário de Jornalismo Digital da UNIASSELVI para o De 1ª Categoria.

Dr. Jarbas e Zalxijoane no #DePrimeiraCategoria - Foto: Michael Andrade

Na edição 173 do programa #DePrimeiraCategoria, veiculado na terça-feira, 09/04, o médico Mastologista e Diretor Médico do Setor de Oncologia do Hospital Memorial Arcoverde (HMA), Dr. Jarbas Maciel, concedeu uma entrevista para a jornalista Zalxijoane, na rádio Itapuama FM, dentro do quadro #SaudeDePrimeira. O tema central da conversa foi o Dia Mundial de Combate ao Câncer, trazendo à tona importantes reflexões sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença que impacta milhões de pessoas em todo o mundo.

O HMA, através da sua unidade especializada em oncologia, o Memorial Onco, desempenha um papel crucial na região de Arcoverde/PE, atendendo cerca de 1 milhão de pessoas em 30 municípios. Tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por convênios particulares, o hospital oferece tratamentos de quimioterapia, cirurgia e abordagem multiprofissional para tumores sólidos. Além disso, está em busca de trazer para a região os tratamentos de radioterapia, ampliando ainda mais suas capacidades de atendimento.

Segundo o Dr. Jarbas, os diagnósticos de câncer têm aumentado nos últimos anos, impulsionados pela melhoria na qualidade dos exames e atendimentos, bem como pelo envelhecimento da população e pelos hábitos de vida pouco saudáveis. O aumento dos casos em pessoas jovens também é uma realidade, sendo atribuído não apenas a fatores genéticos, mas também a questões ambientais, como alimentação e estilo de vida.

Dr. Jarbas e Zalxijoane no #DePrimeiraCategoria - Foto: Michael Andrade

Uma das ferramentas importantes na prevenção do câncer hereditário é o teste genético, especialmente para pessoas com parentesco em primeiro grau. Essa medida pode auxiliar na identificação precoce de predisposições genéticas e na adoção de tratamentos preventivos. Entretanto, o médico ressalta que os exames de câncer não garantem a ausência da doença, mas são fundamentais para prevenir e detectar precocemente.

Campanhas de conscientização são essenciais para incentivar a prevenção, rastreamento e tratamento precoce de cânceres difíceis de detectar, como o de intestino. Com os avanços na medicina, especialmente na quimioterapia e na imunoterapia, é possível alcançar taxas de cura entre 80% e 90%, desde que o diagnóstico seja feito rapidamente.

A imunoterapia, em particular, tem se destacado por seus efeitos colaterais significativamente menores em comparação aos tratamentos convencionais. Apesar de ainda não estar disponível pelo SUS no Hospital Memorial Arcoverde, já é uma opção para os pacientes da região.

Dr. Jarbas em Entrevista no #DePrimeiraCategoria - Foto: Raul Silva

Além de sua atuação como Diretor Médico, o Dr. Jarbas é também um médico Mastologista e cirurgião da equipe de Oncologia do HMA. Ele realiza atendimentos pela rede pública na Unidade de Pronto Atendimento Estadual (UPAE) às segundas-feiras à tarde, mediante encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde Familiar (UBSF) do município. Na rede privada, atende no Hospital Memorial Arcoverde, onde os interessados podem agendar consultas através dos contatos telefônicos 87 3821 8100 ou pelo WhatsApp 87 9 8107 3872.

Muitos outros temas foram tratados no programa, para saber tudo que rolou na edição 173, confira o vídeo abaixo ou acesse o canal da Itapuama FM no Youtube e veja o #DePrimeiraCategoria na integra e muito mais conteúdo de primeira. Esta entrevista especial ofereceu uma visão abrangente sobre o cenário atual do combate ao câncer na região de Arcoverde/PE, destacando a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado para garantir melhores prognósticos aos pacientes.

CONFIRA O PROGRAMA 173 NA INTEGRA:





Postar um comentário

0 Comentários