Projeto Arte da Palavra recebe escritores André Sant´anna e Cidinha da Silva em Arcoverde


A escrita como fator determinante de atitudes políticas será a tônica do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras que acontece nesta quinta-feira (26) aqui em Arcoverde. O Circuito de Autores terá como convidados os escritores André Sant´anna e Cidinha da Silva.

Serão duas sessões de interação entre eles e o público. A primeira, acontece no Recanto do Coco, com o Maracatu Baque Mulher, às 16h, e a segunda, no Teatro Geraldo Barros, no Sesc Arcoverde, às 20h. As entradas serão gratuitas.

Nos dois momentos, os escritores vão realizar rodas de conversa com o público para abordar as temáticas presentes em suas obras. Os trabalhos da mineira Cidinha da Silva, que vive na Bahia, têm grande identificação com as produções que são desenvolvidas por grupos de Arcoverde. Sua escrita, entre tantas belezas, traz o empoderamento feminino e a representatividade negra, chegando para brindar as lutas e engrandecer a visibilidade dessas temáticas.

Já a obra do também mineiro André Sant'anna, que reside no Rio de janeiro, vinha sendo trabalhada junto ao Núcleo de Pesquisa e Estudo em Literatura do Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos do Sesc Arcoverde, desde que foi colaborador da revista Palavra, edição de 2016.

Convidados - Cidinha da Silva e André Sant'anna - fazem parte da programação do Circuto de Autores que acontece na quinta-feira (26/07) e discutem a importância da escrita na formação do espaço político. (Imagem: Divulgação).
Antes do início de cada sessão, os escritores e o público vão assistir a apresentações culturais. No Recanto do Coco, o Maracatu Baque Mulher, o grupo composto por mulheres vai demonstrar um pouco do trabalho que realiza através de pesquisas sobre o empoderamento feminino e o fortalecimento das tradições e da cultura popular. Já no Teatro Geraldo Barros, as turmas de Teatro Avançado e de Teatro Iniciante da Escola Sesc de Artes partilham com os presentes o processo de montagem de espetáculos que vem sendo desenvolvido na Unidade.

“Essa etapa do Circuito de Autores, aliada às apresentações culturais que antecedem as sessões, nos mostra a formatação da literatura como espaço político, como um lugar de posicionamento”, explica Juliana Aguiar, escritora e produtora cultural, mediadora artística do Arte da Palavra em Arcoverde.

Leia mais:
Sesc realiza bate-papo entre autores no Festival de Inverno de Garanhuns

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras – é um projeto que foi lançado em 2017 para passear por toda a cadeia da literatura. Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, Oralidade e Criação Literária. No ano passado, o projeto passou por 48 municípios de 13 estados, onde cerca de 100 autores renomados apresentaram suas obras, entre eles Bráulio Tavares, ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil em 2009; Cintia Moscovich, vencedora do concurso de Contos Guimarães Rosa; e Rafael Gallo, vencedor do Prêmio São Paulo 2016.

Serviço:
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
26 de julho de 2018
Recanto do Coco - 16h
Teatro Geraldo Barros - 20h
Entradas gratuitas

Com informações de Juliana Aguiar, do Sesc Arcoverde.
Imagem de capa: Reprodução/Sesc SP.

Postar um comentário

0 Comentários