Maior cortejo junino do Brasil: Caminhada do Forró movimenta véspera de São João em Arcoverde


Neste sábado (23) o Coletivo Cultural de Arcoverde (Cocar) realiza a 8ª Caminhada do Forró de Arcoverde. O evento, que integra a programação junina oficial da cidade, se consolidou como o maior cortejo junino do Brasil. Em 2017 a Caminhada do Forró atingiu um público superior a 10 mil pessoas, levando a música e a cultura tradicional pelas ruas da cidade.

A concentração do evento começa às 10h no Bar Madeira de Lei (próximo à Estação da Cultura - antiga Estação Ferroviária), onde estarão se apresentando aboiadores, repentistas, declamadores, grupos de cultura popular, com destaque para a Banda de Pífanos Santa Luzia, homenageada do São João de Arcoverde em 2018. Também haverá apresentações musicais do Grupo de Forró Poesia de Cabeça e da cantora Sevy Nascimento.

Caminhada do Forró 2018 deve contar com mais de 20 mil pessoas pelas ruas de Arcoverde na véspera de São João.
(Foto/Caminhada do Forró 2017: Portal Xis.Club!).
A saída do cortejo está prevista para as 12:30h percorrendo as ruas centrais da cidade, com destino à feira do Centro Comercial Regional de Arcoverde (Cecora). O cortejo será puxado por cerca de cinquenta forrozeiros e por trio elétrico animado pelo cantor e compositor arcoverdense, Kleber Araújo, que traz como convidados especiais os conterrâneos Cícero Gomes (Coco Trupé de Arcoverde), George Silva, Ju Veira, Macvanny Oliveira e Thiago Rozzila.


O cortejo também é acompanhado por grupos de artistas e agremiações culturais, a exemplo da Quadrilha de Pernas de Pau Mulambembes e do Urso Pé de Lã. A expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas acompanhem a 8ª  Caminhada do Forró de Arcoverde.


Outro momento especial do percurso é uma parada para saudação aos santos juninos, que será feita pelos poetas Hugo e Túlio Araújo, onde as bandeiras de Santo Antônio, São João e São Pedro são entregues e incorporadas ao cortejo. Essa parada está prevista para acontecer em frente ao prédio da antiga prefeitura, a avenida Antônio Japiassú.

Na feira livre, destino final da Caminhada do Forró, está montada uma estrutura de bares e restaurantes para servir o que existe de melhor da gastronomia sertaneja, com destaque para iguarias do período junino e a tradicional carraspana, bebida produzida com aguardente de cana e raízes da vegetação catingueira.

No palco montado para a apoteose do evento se apresentam - a partir das 13:30h - os artistas Valdinho Paes e Marzinho de Arcoverde, que prometem levar ao público o melhor do repertório do forró tradicional até o cair da tarde, quando os foliões juninos e brincantes se despedem da Caminhada e seguem para os outros polos de animação, onde a festa continua pela noite e madrugada a dentro da véspera de São João.


Camisas - As camisas da Caminhada do Forró, que neste ano homenageia o radialista Jennecy Manguaça, estão à venda ao preço de R$ 20,00. A camisa comemorativa teve a arte elaborada pelo artista plástico Sebastião Rodrigues. O uso da peça não é obrigatório durante o evento, mas as vendas ajudam a custear o evento e colaborar com o trabalho dos artistas envolvidos.

Para adquirir a sua camisa procure as integrantes do Grupo Amor Animal Arcoverde - parceria com o Cocar #CaminhadasemFogos #ForróSimFogosNão; o box de Airton no Cecora (109/111); o Bar de Manguaça (Alto do Cruzeiro), a loja Maria Fulô (rua da Celpe, 48) ou a Farmácia Frei Damião, no Centro de Arcoverde.

Ação Educativa (Forró sim! Fogos não!) - Como ação sócio-educativa, a organização da Caminhada do Forró se comprometeu com o Grupo Amor Animal que durante a realização da 8ª Caminhada do Forró - não haverá queima de fogos de artifício  durante o evento, como medida para minimizar o sofrimento de pessoas e  animais sensíveis ao barulho provocado pelos  disparos. 

As integrantes do Amor Animal ficaram animadas com a iniciativa do Coletivo Cultural e esperam que esse exemplo seja seguido em outros eventos (públicos e privados) e também por políticos, igrejas e pelas pessoas em geral. "Para nós é uma grande alegria saber que um evento tão grandioso como a Caminhada do Forró tenha essa iniciativa. Esperamos que seja o primeiro de muitos que tenham essa consciência. Nós temos dados alarmantes sobre o impacto negativo que o barulho da queima de fogos de artifício gera nos animais de estimação", contou Ana Carolina Vidal, integrante do Amor Animal.

Leia mais:

Convênio - Como ação educativa, o Coletivo Cultural de Arcoverde realizou convênio com a Escola Técnica Estadual (ETE) em Arcoverde, no sentido de inserir alunos do curso de Eventos na condição de estagiários de produção, dando oportunidade para que conheçam na prática as diversas  fases que envolve a realização deste grande evento, que é um dos pontos de destaque do grandioso São João de Arcoverde.

Serviço:
Quando? Sábado, 23 de junho, concentração às 10h
Onde? Bar Madeira de Lei - próximo à antiga Estação Ferroviária

Fotos e imagens: Portal Xis.Club! e Cocar.

Nenhum comentário

De 1ª Categoria - O Seu Melhor Programa, com Zalxijoane Lins . Tecnologia do Blogger.