Angelo Brás Callou: Professor da UFRPE lança livros e blog escritos durante o isolamento social

O longo isolamento social, que ele cumpriu como poucos, e o tempo vago trazido
pela pandemia de Covid-19 foram utilizados para produzir. (Foto: Divulgação).

Professor titular da Departamento de Comunicação da UFRPE - com 40 anos de casa, diga-se de passagem, Angelo Brás Callou fez do limão uma limonada. O longo isolamento social, que ele cumpriu como poucos, e o tempo vago trazido pela pandemia de Covid-19 foram utilizados para produzir.

Vamos aos frutos...

- O livro "Kalu, escritos em companhia" compila textos, notas e crônicas sobre teatro, cinema, cotidiano, viagens e memórias, publicados no perfil do autor no Facebook, em blogs jornalísticos, prefácios e orelhas de livro. Ainda há a presença, em menor escala, de textos acadêmicos até então não divulgados.

“O melhor amigo do homem, Kalu, meu cachorro de estimação, ficou ao meu lado, enquanto escrevia no celular. Daí o título do livro, uma homenagem a sua fiel companhia”, conta. “É uma tentativa de conter os textos do universo fluido das redes sociais, onde foram originalmente publicados”, diz ainda. 

- O livro "A Voz do Mar" é resultado da sua tese doutorado no campo da comunicação e história, defendida em 1994, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), aprovada com nota 10 e distinção.

“Trato das estratégias de comunicação da Marinha de Guerra para organizar os pescadores brasileiros em Colônias de Pesca. Alguns resultados foram nefastos e ainda persistem na vida dessas comunidades tradicionais”.

“A Marinha atrapalhou muito a organização dos pescadores artesanais durante o século XX, dada a sua ingerência tuteladora nas Colônias de Pesca. Foi preciso a atuação do Conselho Pastoral dos Pescadores, ligado a CNBB, criado em 1968, em plena ditadura militar, para que mulheres e homens da pesca começassem a refletir criticamente sobre a sua realidade social e política. Os avanços políticos são impressionantes a partir daí”, arremata.

- O blog CyberExtensão foi outra ocupação na pandemia. O professor Brás escanou, até o momento, cerca de 4 mil folhas do seu acervo de documentos históricos - jornais, revistas, cartas, panfletos e livros, relacionados à pesca artesanal e áreas afins. Lá estão também livros no campo da pesca, da extensão rural e da comunicação para o desenvolvimento.

“O objetivo maior do blog é ser um repositório de estudos e opiniões no campo da pesca artesanal, da extensão pesqueira e extensão rural (disciplinas das Ciências Agrárias), na sua interface com a comunicação”, conclui.

Detalhe: as ilustrações dos livros e do blog são de pinturas feitas pelo próprio Ângelo.

"O melhor amigo do homem, Kalu, meu cachorro de estimação, ficou ao meu lado, enquanto escrevia no celular.
Daí o título do livro, uma homenagem à sua fiel companhia”. (Foto: Divulgação).

O lançamento dos livros Kalu, escritos em companhia, A Voz do Mar e do blog CyberExtensão é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (Proexc) e Departamento de Educação da UFRPE, além da Associação dos Docentes (Aduferpe). Todo o valor arrecadado com a venda dos livros, em tiragens reduzidas, reverterá para o projeto Ruralinda Solidária, em apoio às pessoas atingidas pelos desastres decorrentes das chuvas na Região Metropolitana do Recife.

Serviço:

Para adquirir as obras literárias do professor Ângelo Callou, entre em contato com ele através do seu perfil no Facebook. Kalu, escritos em companhia – FASA, 291 páginas, R$ 30,00 / A Voz do Mar – FASA, 316 páginas, R$ 50,00.

Da Redação - De Primeira Categoria.
Texto e imagens: Blog do Edgard Homem.

Postar um comentário

0 Comentários