20 maratonas em Pernambuco: Ultramaratonista passa por Arcoverde no dia 12 de novembro

O ultramaratonista e coronel do Exército, Israel Gomes, passa por Arcoverde no dia 12 de novembro.
(Foto: Facebook/Reprodução).
Superação e desejo em ajudar o próximo. É com foco nestes sentimentos que o ultramaratonista e coronel do Exército, Israel Gomes Neto, está enfrentando mais um grande desafio. Apaixonado por longas distâncias e pela corrida, Israel nesse mês de novembro tentará completar os 844 km cortando todo o estado de Pernambuco.

Com largada em Petrolina desde o último dia 31 de outubro - e previsão de chegada ao Recife no dia 19 de novembro - o ultramaratonista que no inicio deste ano já havia corrido por 6 horas em busca de doações para a UNIÃO DE MÃES DE ANJOS (Saiba mais aqui) espera completar vinte maratonas em um período de vinte dias, buscando unir gratidão pessoal, amigos e diversos apoiadores.

Em cada cidade visitada, Israel está realizando palestras em escolas da rede pública de ensino no turno da tarde e a noite ainda concede entrevistas em programas locais de rádio e televisão, como oportunidade de difundir o esporte como ferramenta de inclusão social.

A chegada aqui em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está prevista para a noite do dia 11 de novembro. No dia seguinte, 12 de novembro, o atleta fará palestra para os alunos da Escola Municipal Severina de Souza Bradley, nas Caraíbas, zona rural do município, às 11h, logo após a abertura dos jogos internos da escola.

Antes de Arcoverde, ele já terá percorrido Petrolina (31.10), Lagoa Grande (01.11), Santa Maria da Boa Vista (02), Orocó (03), Cabrobó (04), Cachoeira (povoado - 05), Salgueiro (06), Bom Nome (07), Serra Talhada (08), Sítio dos Nunes (povoado - 09), Custódia (10) e Cruzeiro do Nordeste (povoado - 11).

Depois de Arcoverde Israel segue para Pesqueira (13), Belo Jardim (14), São Caetano (15), Caruaru (16), Gravatá (17), Vitória de Santo Antão (18) e Recife (19).

Ao todo serão mais de 100 horas correndo e 60 horas palestrando durante estes 844 quilômetros percorridos. Os números vão ainda mais além, atingindo mais de 10 mil alunos, professores e convidados de 44 municípios.

E a força que Israel busca para completar este desafio é a sua origem humilde no passado, quando ainda buscava através dos estudos a sua formação como Militar. “Desde jovem, tenho uma dívida social muito grande, quando ganhei uma bolsa de estudos num cursinho preparatório para as escolas militares, porque minha mãe não podia pagar as mensalidades. Na ocasião, o dono do curso Mauhel, do Recife, Coronel R1 Mauro, me disse: Filho, você é um dos melhores alunos que tenho aqui, e não é porque sua mãe não pode mais pagar, que você deixará de perseguir seu sonho de ser militar! Mas um dia, quando você chegar no topo da sua carreira, procure fazer pelas crianças menos favorecidas, o que estou fazendo por você, dando oportunidades para que realizem os seus sonhos!”, revelou o coronel, de 46 anos, e que dentro deste desafio espera utilizar cada quilômetro como uma ferramenta de inclusão social e contribuir na redução dos índices de violência em Pernambuco.

A chegada de Israel ao Recife está planejada para o dia 19 de novembro, na Arena de Pernambuco. Ao lado de 20 maratonistas a sua chegada fará parte do encerramento das Olimpíadas Criança Cidadã, jogos que envolvem alunos da rede pública de ensino em competições esportivas, idealizadas com o objetivo de ressocializar através do esporte, crianças e adolescentes que vivem em situação de alto risco social.

Enquanto este dia não chega, ele garante que o projeto será um marco não apenas em sua vida, mas também na vida de várias outras crianças que irão se sentir motivadas. “Estou pagando essa dívida porque o esporte não deve beneficiar apenas o atleta e ainda porque gratidão é dívida que não prescreve.”, reforçou o ultramaratonista.

Toda a jornada de Israel Gomes está sendo contada através do Facebook @pe20maratonas e também em sua conta no Instagram.

O desafio “Pernambuco em 20 Maratonas” é uma ação cívico-social realizada com o
apoio do Exército Brasileiro, Policia Militar de Pernambuco, Secretaria de Educação do Estado
de Pernambuco, Associação Beneficente Criança Cidadã e Corpo de Bombeiros de
Pernambuco.


Fonte: Pernambuco Running.
Imagens: Facebook/Pernambuco em 20 Maratonas.

Postar um comentário

0 Comentários