Arcoverde ganha título de "Terra da Folia dos Bois e Ursos"


Em março deste ano, o Blog Falando Francamente, através da sua editora chefe, Amannda Oliveira e de Everaldo Marques, presidente da Liga Cultural dos Bois e Ursos, se reuniram com o deputado estadual Eduíno Brito (PHS) e propuseram projetos voltados à cultura popular no município de Arcoverde, além do reconhecimento - através do título de "Terra da Folia dos Bois e Ursos" - para fortalecer o carnaval arcoverdense.

O deputado então, apresentou o projeto na Assembléia Legislativa de Pernambuco e, após ser aprovado em todas as comissões e votações, virou lei no dia de hoje (06). Arcoverde, além de "Capital do Samba de Coco", agora também é - oficialmente - "Terra da Folia dos Bois e Ursos".

Arcoverde tem mais de 35 grupos de bois e ursos como mostra a lista abaixo:

La Ursa Rosinha,Urso da Bagunça; Urso Pé de Lã; Urso da Peleja; Urso Teimoso; Urso da Cara Preta; Urso Branco; Boi Dourado, Boi Maluco; Boi Arco de Ouro; Boi Estrela de Fogo; Boi Estrela Solar; Boi dos Pernas de Pau; Boi Lulu; Boi Atrevido; Boi Cafuné ; Boi Estrela Maluquinha; Boi Valente; Boi Alado; Boi Tutebim; Boi Bola de Fogo; Boi Milagroso; Boi Os Boiolas; Boi Misterioso; Boi da Alegria; Boi Estrelinha; Boi Arcoverde; Boi Diamante; Boi Fantástico , Boi Maracatu e Boi Tungão.

A riqueza cultural arcoverdense é tão grande que conferiu à cidade, em 07 de julho de 2011, o título de "Capital do Samba de Coco", através do Projeto de Lei 11.435, de autoria do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB).

Com informações e foto de Amannda Oliveira, do blog Falando Francamente.
(Ao copiar informações daqui, favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários