Arte da Palavra: Poeta Jânio Silva apresenta o sarau “Quebrando o Silêncio” em Arcoverde


Arcoverde recebe nesta sexta-feira (19) o sarau “Quebrando o Silêncio”, com o poeta Jânio Silva (foto), do Espírito Santo. O evento acontece a partir das 20h no Teatro Geraldo Barros e a entrada é gratuita. O Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos, do Sesc Arcoverde, recebe o evento que é realizado pelo projeto Arte da Palavra: Rede Sesc de Leituras, com o Circuito Oralidades

A ideia da performance é criar um espaço onde as pessoas tenham oportunidade de apresentar seus trabalhos ou declamar versos de outros autores, enquanto conhecem obras de vários artistas e suas referências.

A interação é uma das marcas do sarau que tem levado arte em forma de palavra para muitas pessoas. O sarau se inicia com o mestre de cerimônia (Jânio Silva) provocando o público a reproduzir um brado para quebrar o silêncio, seguido por um manifesto de abertura.

Música ambiente e microfone aberto ajudam a instigar a participação da plateia, que acolhe e aclama aqueles que sobem ao palco e declamam alguns versos. Intercalando com as manifestações do público em geral, o mestre de cerimônia/poeta recita poemas de escritores que se identificam a literatura marginal contemporânea e encerra o Sarau Quebrando o Silêncio distribuindo poemas de escritores do estado do Espírito Santo. 

Para outras informações acesse a página Cultura Sesc Arcoverde, no Facebook.

Sobre o autor - Jânio Silva é um jovem capixaba preto, poeta, editor de fanzines e bacharel em Serviço Social, além de cofundador do coletivo Literatura Marginal ES (grupo formado por jovens escritores da Região Metropolitana da Grande Vitória, que por meio literatura marginal, tem a perspectiva de valorizar a cultura periférica). O autor também fomenta a produção literária e a leitura desenvolvendo a publicação do fanzine DesConstrução Oficina de Criação Literária, Sarau Quebrando o Silêncio e o Slam Botocudos.

Jânio também foi poeta e intérprete do coletivo Palavra Negra, que em 2016 desenvolveu uma websérie com poemas de autores afro-brasileiros. Contemplado pelo Prêmio Projetando à Cultura de Ideias em 2016, organizou a Mostra de Fanzine Nós Poetaremos. 

Publicou em 2015 o fanzine de poemas Expresso e participou da antologia Sendo Emprete’Sendo em 2016. No segundo semestre de 2017, irá publicar seu primeiro livro de poemas por meio da Lei de Incentivo à Cultura Chico Prego da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município de Serra (ES).

Orientador Social no Núcleo Afro Odomodê da Prefeitura Municipal de Vitória (ES), Jânio também desenvolve atividades socioeducativas e culturais de formação, sensibilização e mobilização para enfrentamento do racismo em grupos de convivência formados por jovens negros do município.


Serviço:
Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras - "Sarau Quebrando o Silêncio"
Teatro Geraldo Barros - Sesc Arcoverde (Av. Capitão Arlindo Pacheco, Centro - Arcoverde)
Sexta-feira, 19 de maio de 2017, às 20h
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Por Zalxijoane Lins, com informações do portal Alagoas 24 Horas.
Foto de capa: Reprodução/Portal Sesc AL.
Imagem do convite: Sesc Arcoverde.
(Ao copiar informações daqui, favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários