Religiosidade Popular: Silvério Pessoa lança novo livro em Arcoverde


O cantor, compositor e escritor, Silvério Pessoa, lança no próximo dia 24 de março, aqui em Arcoverde, o seu livro "Religiosidade Popular - França e Pernambuco: diálogos, expressões e conexões", da editora Fonte Editorial. O evento, que começa às 18h na Livraria Lira Cultural, é aberto ao público. Também está prevista uma mini-palestra do artista sobre a composição do livro, um pocket show (voz e violão) e noite de autógrafos.

O livro é resultado da dissertação defendida por Silvério no Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A obra traz um estudo comparativo entre as expressões da religiosidade popular pesquisadas entre o Sul da França (Occitânia) e o Nordeste do Brasil (Pernambuco).

Ao longo de dois anos de viagens, fotos, filmes, leituras e entrevistas, foi construída, por Silvério Pessoa, uma nova visão das devoções populares estudadas no campo das ciências da religião. O autor realizou, paralelamente aos seus estudos na França, um encontro musical unindo as duas culturas, descortinando pontos de semelhanças significantes.

O livro mantém a estrutura de uma pesquisa acadêmica e culmina com as análises sobre a religião das fontes e da saúde, religião das peregrinações e procissões, religião do fogo e das festas, religião dos santos e da salvação. A proposta do autor é despertar uma inquietação sobre a resistência que as práticas populares realizam diante da globalização entre dois continentes tão distantes e, ao mesmo tempo, tão conectados pela religiosidade.

Imagem de divulgação/Lira Cultural.
Bio - Silvério Leal Pessoa, natural da cidade de Carpina, localizada na Zona da Mata Norte, é músico, cantor, compositor, educador e escritor. Iniciou a vida artística se apresentando em espaços do Grande Recife. Em 1995, formou a banda Cascabulho com outros músicos, no auge do Movimento Mangue, com a qual gravou o CD Fome Dá Dor de Cabeça.

Após a saída do grupo, em 2005, seguiu carreira solo, lançando diversos álbuns, alguns inspirados na obra de Jacinto Silva e Jackson do Pandeiro. A música de Silvério edita referências populares com rock, hip-hop, punk e intervenções eletrônicas. Em 2006, ganhou o Prêmio TIM de Melhor Cantor Regional.

Já se apresentou em várias cidades do Brasil e da Europa e, em 2008, já havia lançado o livro Nômade, pela editora Bagaço. A publicação é uma versão impressa do blog que o artista manteve por alguns anos, com comentários sobre turnês, viagens, encontros e curiosidades.

Serviço:
Lançamento do livro Religiosidade Popular - França e Pernambuco: diálogos, expressões e conexões, de Silvério Pessoa
Sexta-feira, dia 24 de março, 18h
Livraria Lira Cultural (Praça da Bandeira, Centro de Arcoverde).
Telefone: (87) 3821-0444.

Por Zalxijoane Lins, com informações do site oficial de Silvério Pessoa, Sons de Pernambuco e Portal da Unicap.
Foto de capa: Marcelo Lyra, via Sons de Pernambuco.
(Ao copiar daqui - imagens e textos - favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários