Pernambuco de Verdade revela obras abandonadas, caos na educação e na saúde, esquecidos pelo Governo do Estado


Os deputados da bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco estiveram hoje (31) em Arcoverde dando continuidade ao trabalho com o Pernambuco de Verdade. O programa tem o objetivo de acompanhar as ações e promessas feitas pelo Governo do Estado e que não foram cumpridas ou permanecem inacabadas.

O grupo - formado pelos deputados Álvaro Porto (PSD), Julio Cavalcanti (PTB), Ossesio Silva (PRB), Priscila Krause (DEM), Silvio Costa Filho (PRB) - também passou pelos municípios de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Na visita a Serra Talhada, muitos problemas foram relatados pela população e constatados pelos parlamentares. "O Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) está com a obra paralisada; obras de saneamento básico e esgotamento sanitário - prometidas em campanha - nem tiveram início; o Hospital Agamenon Magalhães não atende a demanda da região (o ideal seriam 2 mil atendimentos por mês, mas são realizados apenas 650) e a promessa de que seria transformado em um hospital da mulher, também é uma promessa não cumprida. São ações eleitoreiras e nada sai do papel", denunciou Álvaro Porto.

"A Oposição cumpriu agenda na cidade de Serra Talhada. Ouvimos a população, vereadores e a Prefeitura, alemnde visitas a obras inacabadas e promemessa não cumpridas pelo Governo. O que estamos constatando é que o Pernambuco da vida real das pessoas é bem diferente do que o Governo mostra na propaganda oficial" destacou Silvio Costa Filho na sua página no Facebook. (Foto: Reprodução/Facebook).
Em Afogados da Ingazeira, além de muitas obras estaduais inacabadas, o Hospital Emília Câmara preocupa pela falta de investimentos e de respeito aos pacientes e profissionais. "São leitos sem lençóis ou colchões; pacientes pelos corredores, no chão; equipamentos novos que nunca foram instalados; medicamentos básicos em falta na farmácia; luvas, gazes e seringas em falta. O caso que também chamou muito a nossa atenção foi a falta de água boa para consumo dos profissionais. Quem sentir sede deve sair para comprar água ou consumir o líquido da torneira. Uma situação inaceitável", alertou o deputado Ossésio Silva.

Deputados Ossésio Silva, Julio Cavalcanti, Silvio Costa Filho e Priscila Krause.
(Foto: Reprodução/Instagram De 1ª Categoria).

"Entre as visitas que fizemos em Afogados, também nos chamou muita atenção o prédio - onde está prometida desde 2014 - a instalação da 13ª Delegacia da Mulher. A estrutura já existe, em boas condições, mas o governo estadual não designa pessoal para fazer funcionar o serviço, fundamental para muitas mulheres sertanejas pernambucanas vítimas de violência de gênero", detalhou Priscila Krause.
Deputados Ossésio Silva, Julio Cavalcanti e Silvio Costa Filho.
(Foto: Reprodução/Instagram De 1ª Categoria).

Aqui em Arcoverde, a visita dos deputados a algumas obras (ou falta delas), aconteceu no final da manhã desta sexta-feira. "Como uma cidade com o porte de Arcoverde está com  a sede dos bombeiros promtida há 4 anos e a obra nunca foi realizada? Lá só tem o terreno!", indagou Julio Cavalcanti.

"É preciso retomar o crescimento de Pernambuco, tirar o Estado do marasmo e acabar com o clima de medo que impera em nosso estado. Chega de mentiras, falsas promessas e esmolas travestidas de pequenas obras. Nosso povo quer paz, trabalho e desenvolvimento", alertou o deputado Júlio Cavalcanti. (Foto: Paulo Edson/A Folha das Cidades).
"A Funase, que tem um papel tão importante, está há 3 anos com a obra paralisada na Malhada. O Distrito Industrial é outra vergonha para este município. Nos últimos anos mais de 200 empresas se instalaram em Pernambuco e nenhuma chegou a Arcoverde. Para o aeroporto daqui, foi prometida uma ampla requalificação - para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte - mas o que se ver é uma pista abandonada (com animais soltos) e muros deteriorados. Nada de requalificação", alertou o deputado, líder da oposição, Silvio Costa Filho.

"Também precisamos continuar denunciando o caos no atendimento à população no Hospital Regional de Arcoverde. Ouvimos relatos que assustam e nos causam muita preocupação, já que a saúde deveria ser prioridade em qualquer governo", destacou Priscila.

"Nesse terreno, às margens da BR-232, o governo de PE iniciou em 2014 a construção da sede do Corpo de Bombeiros de Arcoverde (a mais próxima fica a 65 km, em Belo Jardim). Três anos se passaram e a situação é essa: só existe a terraplenagem. Mais uma pauta para levarmos ao plenário da Alepe" destacou Priscila Krause em sua página no Facebook. (Foto: Cecília Sá Pereira)

O deputado Silvio Costa Filho também questionou outras promessas - que foram destaque na campanha eleitoral de 2014 - e que estão esquecidas pelo Governo de Pernambuco. "A duplicação da BR 232 de São Caetano até Cruzeiro do Nordeste, por exemplo, ninguém ouve mais falar. A promessa de aumento do salário dos professores, também está silenciada. E o Conpaz, uma das grandes promessas, ninguém nem lembra mais! Tem também a falência das autarquias de ensino superior com a falta de continuidade do Proupe, onde os alunos estão tendo que abandonar os seus cursos e - consequentemente - têm o sonho da conclusão do curso superior jogado no lixo".

Foto: Paulo Edson, da Folha das Cidades.

Próximos passos - O Pernambuco de Verdade continua no rastro do Governo em outras cidades e até o final desse ano os deputados oposicionistas vão ouvir a população de todas as regiões. "Nós vamos realizar uma pesquisa por região para diagnosticar os problemas e questionar o Governo. Até o dia 30 de junho, faremos um grande encontro para detalharmos os desmandos encontrados pela nossa equipe. Nós estaremos à disposição da população para ouvir sugestões e saber dos pontos negativos de cada lugar do nosso Estado, para tentar melhorar a qualidade de vida das pernambucanas e dos pernambucanos", reforçou Silvio Costa Filho.

"Nós também vamos elaborar relatórios voltados para cada área acompanhada pelo nosso grupo. Em seguida procuraremos os representantes do Governo para que expliquem o porque das ações prometidas não estarem sendo cumpridas de verdade. O poder público também será procurado por nós. De acordo com a demanda, estaremos em contato com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), entre outras entidades", contou Priscila.

A nossa reportagem transmitiu um trecho da entrevista coletiva através da página De Primeira Categoria, no Facebook. Clique aqui e confira.

Foto: Reprodução/Instagram De 1ª Categoria.
Mais sobre o programa - Lançado em 2015 pela bancada de oposição ao Governo de Pernambuco, o Pernambuco de Verdade tem a função de fiscalizar, acompanhar e alertar a população sobre promessas eleitorais não cumpridas e que são dadas como encaminhadas - ou em andamento - na propaganda do Governo. "Propagandas pagas na TV e nos informes publicitários não condizem com a realidade da população", alertou Pricila Krause.

"O que temos visto nas visitas que fazemos com o Pernambuco de Verdade são conquistas da população que foram e estão sendo deixadas para trás. Destaque para o aumento da criminalidade em 50% nos últimos três anos; a crise hídrica não solucionada na maioria dos municípios; obras - muitas obras - paralisadas, entre outros absurdos", destacou Silvio Costa Filho.

"Este é um governo sem ação, um governo sem governador. Por isso, a oposição precisa sair da tribuna da Assembleia para visitar todas as regiões do Estado para ouvir a população", reforçou Costa Filho.

"O governador e a sua comitiva passam pelas cidades sem ouvir a população porque para eles é inconveniente neste momento em que há uma rejeição muito alta perante a opinião pública. O governador está tentando pavimentar o seu caminho, visando a reeleição", completou Priscila.

Ao todo, a bancada de oposição é formada por seis partidos (PTB, PRB, PSOL, PSL, PTN e DEM). Durante as visitas nos três municípios também estiveram presentes os deputados Augusto César (PTB) e Socorro Pimentel (PSL), mas os mesmos não puderam ficar para a entrevista coletiva concedida pela bancada de oposição à imprensa arcoverdense no salão de eventos do restaurante Guaiamum Matuto. Os vereadores da bancada de oposição de Arcoverde, Zirleide Monteiro (PTB) e Heriberto do Sacolão (PTN), também estiveram presentes durante as visitas e no encontro com a imprensa.

Os deputados do Pernambuco de Verdade disponibilizaram um e-mail para receber denúncias da população: peverdade@hotmail.com.

Por Zalxijoane Lins.
Foto de capa: Paulo Edson, da Folha das Cidades.
(Ao copiar daqui - fotos e textos - favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários