Buscas do voo da Malaysia Airlines desaparecido em 2014 são suspensas


As operações submarinas de busca no oceano Índico do avião da Malaysia Airlines (voo MH370), que desapareceu misteriosamente há quase três anos, foram suspensas, anunciaram nesta terça-feira os governos de Austrália, Malásia e China.

O Boeing 777 sumiu dos radares no dia 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim.

Este desaparecimento é um dos maiores mistérios da história da aviação civil.

A aeronave "não pôde ser localizada" na zona de buscas, de 120.000 quilômetros quadrados, "apesar de todos os esforços realizados com ajuda da ciência disponível, de tecnologia de ponta e dos conselhos de profissionais extremamente competentes", disse o comunicado.

"A busca submarina do MH370 foi, portanto, suspensa", acrescentou.

A Malásia já havia anunciado o fim destas operações há duas semanas.

Até agora, não foi encontrado nenhum indício da presença da aeronave. No entanto, vinte pedaços descobertos no litoral do oceano Índico, diante da costa da África do leste - perto da atual zona de buscas - foram identificados como provavelmente pertencentes ao Boeing 777 da Malaysia Airlines.

Em dezembro, as autoridades australianas haviam considerado que os destroços do avião provavelmente não estavam na zona de buscas de 120.000 km2.

Os especialistas identificaram outra zona provável, esta de 25.000 quilômetros quadrados. Mas tanto a Austrália quanto a Malásia consideram que as possibilidades de encontrar a aeronave ali não eram suficientes para ampliar as operações.

A decisão de suspender as buscas "não foi tomada tranquilamente, nem sem tristeza", ressaltou o comunicado dos três países.

"Não perdemos a esperança de que um dia sejam obtidas novas informações e de que em algum momento no futuro a aeronave seja localizada", acrescentou.

© Foto: Edgar Su/Reuters
Texto: Agência France Press (AFP), Via Portal MSN.
(Ao copiar - textos e imagens - favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários