O mais novo trabalho de Alcides Lopes, o Tchida Afrikanu - músico e antropólogo (atualmente cursando o PhD em Antropologia na UFPE) natural da cidade do Porto Novo do arquipélago de Cabo Verde, na costa ocidental africana - será lançado virtualmente hoje (19).
O Projeto AWA consiste em Music Videos gravados ao vivo no Fábrica Estúdios, do Recife, com a participação de Públius no Bandolin.
Em breve Tchida volta a Arcoverde para lançar o novo projeto e também participar da gravação de um vídeo aqui para o nosso canal.
"Gostaria de poder ter a oportunidade de mostrar este trabalho para o público de Arcoverde, que eu tanto gosto. Ele está muito lindo", destacou o músico. Conheça mais sobre a música e a arte na página oficial dele no Youtube - Tchida Afrikanu Official.
Acesse também a página do Lançamento Virtual do Projeto AWA.
Tchida Afrikanu Release/Biografia
Natural da cidade do Porto Novo do arquipélago de Cabo Vede, situado na costa ocidental africana, o músico (licenciado) e antropólogo (mestre e doutorando) vive no Brasil desde 1997. A sua música trata-se de uma fusão criativa entre a música de Cabo Verde e os ritmos tradicionais nordestinos.
Nas suas composições, o artista apresenta uma mescla de Roots Reggae com outros ritmos caribenhos como: Merengue, Salsa, Cumbia; ritmos muito apreciados nas ilhas: Funaná, Coladeira, Morna, Batuku e Colá Son Jon como também do Soukous, Deca e Kuduru. Em Recife, foi líder da banda de Reggae pernambucana Coração di Nêgu a partir do ano 2000 e com ela participou em várias edições do carnaval de Olinda e Recife.
Fez apresentações e participou do projeto “Conexão Reggae” em Recife e do projeto “Cena Musical.BR” em Olinda. Também participou de vários projetos artísticos pedagógicos junto ao Departamento de Atividades Culturais e Desportivas da Prefeitura da Cidade do Recife, como também da edição do ano 2008 do Festival de Inverno de Garanhuns, apresentando o Show MUNDU. Atualmente o músico esta cursando o doutorado em antropologia, sendo sua linha de pesquisa Cultura, Identidade e Contemporaneidade e está finalizando a gravação do seu primeiro Álbum Solo, no Estúdio Fabrica em Recife, Pernambuco.
O repertório do show é permeado por canções autorais que têm como principal referência à música de Cabo Verde com leitura na ótica de músicos pernambucanos, como também de uma releitura de clássicos populares da música crioula caboverdeana em ritmos de frevo, maracatu e samba. No último carnaval fez uma participação especial da banda Circo Vivant, na qual interpretou várias canções caboverdeanas durante o show, realizado na noite do dia 6 de fevereiro no polo Fortim em Olinda.
Em Março foi lançado o single "Juventude" gravado e produzido por Buguinha Dub e com a participação de George N’zambi fazendo a parceria nos vocais intercalando o crioulo de Cabo Verde com língua brasileira.
Composições Gravadas e/ou em parceria com outros artistas:
-Mariana. Disco Nhá Vida. Ceuzany e Cordas do Sol. Harmonia Lusáfrica, 2013 (CD premiado na categoria melhor voz feminina pelo CVMA [Cabo Verde Music Awards]).
-Mariana. Disco Camucais. Patricia Solis. CD Independente, 2011.
-Poesia incidental “Tchuva na Cabo Verde”. Disco Rabecado SMD Independente. 2007.
-Samba de Cabo Verde. EP. Morabeza de Patrícia Solis. Produzido por Buguinha DUB. 2015.
PARTICIPAÇÃO EM GRAVAÇÕES:
Disco Rabecado SMD Independente. 2007. Faixa n.6 – Se Foi.
Disco Camucais. Patricia Solis. CD Independente, 2011. Faixa 8 – Mariana.
Disco Kaya, mas se Oriente! SMD Independente, 2012. Faixa 6 – Quizombêra da Várzea.
Disco Morabeza! EP Independente, Prod. Buguinha Dub. 2015. Faixa 4 – Samba de Cabo Verde.
Single Lançado na Spotify: Juventude participação de George de Souza, produzido por Buguinha Dub (2016).
Contato:
Email: tchida.pesquisa@gmail.com
Canal youtube.com: https://www.youtube.com/channel/UCO69JttzZifZWoc2aLvL_xQ
Facebook: Tchida Afrikanu.
SoundCloud.com: https://soundcloud.com/tchida-1
Neste Show os músicos que acompanham Tchida Afrikanu são:
Pablo Ferraz (percussão)
João Vasconcelos (Bateria)
Leonardo Correia (Guitarra)
Rafik Alfaia (Baixo)
0 Comentários