Festa de Violeiros homenageia José Rabelo de Vasconcelos


Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos, do Sesc Arcoverde, recebeu os grandes nomes do repente nordestino, durante a 1ª Festa de Violeiros José Rabelo de Vasconcelos.
O evento, que aconteceu entre o Teatro Geraldo Barros, o Espaço Escadaria e o Salão de Festas do Sesc, reuniu mestres da poesia de repente de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e de Alagoas. Se apresentaram Antônio Lisboa, Rinaldo Aleixo, Raimundo Caetano, Lidio Vaz, Maximino Bezerra, Antônio José, Mocinha de Passira, Sérgio Alves, Chico de Assis, Sebastião Dias, Damião Enésio, Edvaldo Zuzu, Natanael Cordeiro e Zé Bartolomeu (PE); Geraldo Amâncio, Antônio Jocélio e Zé Cardoso (CE); Oliveira de Panelas, Severino Feitosa e Moacir Laurentino (PB); Edvandro Nogueira (AL).
A 1ª Festa de Violeiros também deu espaço para os poetas e declamadores do Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos. Muitos versos e causos foram declamados e contados por Fernando Gonçalves, Rodrigo Thier, Messias Lopes, Aldo Almeida, Iraci, Irason Bezerra, George Silva, Geraldo Santos, Fábio Ferreira, Sebastião do Roda Quatro, Selma Amaral, Cléa Camelo, Nando da Retífica, Leandro Vaz, Diosman Avelino (poeta convidado), Giovani Xavier (sanfoneiro) e Pablo Sotero (sanfoneiro). A programação terminou com show do cantor e compositor Paulo Matricó.
Segundo Pedro Gilberto, ator, artesão, professor e coordenador do Laboratório de Autoria Literária, este foi mais um momento de homenagens ao saudoso professor, poeta e apaixonado pela poesia de repente, José Rabelo, que tanto enalteceu essa arte genuinamente nordestina. Segundo ele, "esta foi a primeira de muitas festas de violeiros que estão por vir". E a gente fica na expectativa para ganhar mais um presente como esse! 
Foto: George Silva/Cortesia.

Postar um comentário

0 Comentários