Projeto Celebração Musical realiza mais um concerto em homenagem a Josias Lima


Sob a regência do maestro Eduardo Espinhara e com produção de Maria Vasconcelos, será realizada na próxima quinta-feira (11) mais uma edição do projeto Celebração Musical de Arcoverde. O evento contará novamente com o concerto da Orquestra Metais de Arcoverde em homenagem ao compositor e músico Josias Lopes de Lima, considerado o maior compositor de frevo da cidade.

"Este é um projeto criado para oferecer a boa música a toda comunidade, estimular a formação musical e celebrar músicos e compositores da região", segundo destacou a produtora Maria em conversa com a nossa reportagem. A apresentação será no pátio interno do Colégio Cardeal Arcoverde, no Centro da cidade, a partir das 19h e é aberta ao público.

De acordo com o maestro Eduardo Espinhara, a ideia inicial era de mostrar a tradição que Arcoverde tem no ensino de música e também de revelar talentos. "Daí surgiu a ideia de homenagear o Josias Lima que recebia a todos sem distinção como seus alunos, além de ser um grande músico e compositor. Dentro do projeto apresentamos composições dele, com arranjos de músicos da Orquestra Metais de Arcoverde, como Maycon Nazário, Vitor e arranjos meus", explicou.            
               
"Os músicos da Orquestra são todos de Arcoverde e aprenderam música na nossa cidade, nas escolas de música, como Fundação Terra, Colégio Cardeal e a banda de música", finalizou Eduardo. A fotografia e a documentação do projeto é dos fotógrafos Pedro Paz, Fabianne L'Amour e Márcio Batista.


A primeira edição do projeto Celebração Musical aconteceu no dia 29 de março, no Sesc Arcoverde. Confira as fotos da apresentação. Conheça mais sobre o projeto acessando a fanpage Celebração Musical de Arcoverde, no Facebook. O projeto Celebração Musical conta com o apoio do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado.


Sobre Josias Lima - Josias Lopes de Lima, nasceu na cidade de Altinho, no agreste de Pernambuco, no dia 23 de novembro de 1949. Aos 9 anos mudou-se para cidade da Pedra, onde ainda adolescente teve os primeiros contatos com a música. Josias começou tocando requinta e depois passou a assumir a função de saxofonista, instrumento de sua preferência.

Aos 25 anos foi convidado para integrar na banda sinfônica de São Bernardo do Campo, atuando como clarinetista durante nove anos. Voltou para o Nordeste para atuar na orquestra Super Oara na função de saxofonista e de principal arranjador.

Foi convidado para fundar a Escola de Música da Fundação Terra em Arcoverde, onde atuou como professor de teoria musical e prática em instrumento de sopro formando uma geração de novos músicos, num trabalho que uniu ações sociais e culturais na comunidade da Rua do Lixo.

O artista era casado com Maria José, com quem teve 5 filhos um dos quais, Adriano Lima, segue carreira musical tocando saxofone. São muitos motivos pelos quais nos vemos no dever de homenagear aquele que com seu exemplo contribuiu e ainda hoje contribui para nova geração de músicos da cidade. Josias Lopes de Lima faleceu no ano de 2014 na cidade de Arcoverde. (Celebração Musical de Arcoverde).

Serviço:
Celebração Musical de Arcoverde - Homenagem ao compositor Josias Lima
Quinta-feira, 11 de maio de 2017, a partir das 19h
Pátio Interno do Colégio Cardeal Arcoverde
Entrada franca.

Por Zalxijoane Lins, com informações e imagens da produtora Maria Vasconcelos e fanpage/Celebração Musical de Arcoverde.
(Ao copiar informações daqui, favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários