Lirinha traz show comemorativo dos 35 anos de carreira ao Teatro do Parque

José Paes de Lira Filho (Lirinha) poeta natural de Arcoverde e também músico versátil decidiu preparar e trazer ao Recife o show comemorativo de seus 35 anos de atividade artística, apresentação que ocorre nesta sexta-feira, dia 20, no Teatro do Parque, às 20 horas.

‘José Paes de Lira canta Lirinha’ é tanto uma celebração das possibilidades criativas da poesia do compositor, que vem investigando cada vez mais fundo a ideia de paisagens sonoras envoltas no ato declamatório, quanto uma forma de retornar ao manancial artístico pernambucano e recifense responsável por boa parte da sua formação musical – que passa primeiro pelos repentes e seu grande significado para o imaginário cultural nordestino e também pelo rastro inescapável do manguebeat e suas transformações.

Redescobrindo canções fundamentais na sua obra, Lirinha reflete com trabalho atual a maneira como sua terra consolidou uma estrutura de movimento artístico então insipiente na época em que ele começou sua jornada.

Apadrinhado por Naná Vasconcelos em uma turnê em 1999, ano de surgimento da sua Banda Cordel do Fogo Encantado, Lirinha levou o seu estilo marcante há 25 anos pelo Brasil e passou a superar as ditas fronteiras regionais, buscando a universalidade poéticas das canções e investindo nesse projeto desde então.

No repertório, ele retorna às composições feitas para grandes artistas – como Gal, Céu, Pitty, Elba, Otto, entre outros – e que raramente teve oportunidade de interpretar. Trazendo seu filho João Diniz Lira (Dizin), na guitarra, e ainda Erik Chapa (bateria) e Rogê Victor (baixo) no palco, o espetáculo reúne os universos de José Paes de Lira em toda a sua trajetória e o Lirinha, aquele jovem poeta.

Fonte: Viver/Diário de Pernambuco.

Postar um comentário

0 Comentários