No último dia 23 de março, a Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (ASSERPE) (@asserpe.pe) promoveu um encontro de grande importância na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano. O evento contou com uma palestra elucidativa sobre a Lei Eleitoral e Radiodifusão, ministrada pelos mestres em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tassiana Bezerra (@professora_tassianabezerra) e Jonas Cassiano (@jonascassiano_).
Na palestra, foram abordados diversos tópicos cruciais para as empresas de radiodifusão e jornalistas, especialmente em períodos eleitorais. Entre os pontos discutidos estiveram:
- Ofensas e Direitos de Resposta: esclarecimentos sobre os cuidados necessários durante o período eleitoral, tanto em relação às ofensas quanto ao direito de resposta dos candidatos.
- Responsabilidades e Penalidades: orientações sobre as responsabilidades das emissoras durante o período eleitoral e as penalidades em caso de descumprimento das normas estabelecidas.
- Propaganda Partidária e Eleitoral: diferenciação entre os tipos de propaganda, bem como as regras e resoluções estabelecidas pelo TSE.
- Impulsionamento Digital: esclarecimentos sobre o que é permitido e o que não é em relação ao impulsionamento de conteúdo nas redes sociais durante o período eleitoral.
- Multas por Fake News: orientações sobre os cuidados necessários na verificação e checagem de informações, tanto em repostagens quanto em entrevistas dadas por candidatos ou convidados.
Além da palestra, houve um debate relevante sobre "Radiodifusão e Redes Sociais - Já dá para Monetizar?", com as participações remotas de Fernanda Musardo (@fernandamusardo), especialista em Mídias Sociais e Negócios na Internet, e Cristiano Stuani (@cristianostuani), consultor em Artístico, Digital e Inteligência Artificial para emissoras de rádio. O debate abordou questões como o uso da Inteligência Artificial e os desafios relacionados na produção da propaganda eleitoral, e como isso afeta a radiodifusão. Cristiano e Fernanda, abordaram questões como, a qualidade dos conteúdos oferecidos nas plataformas digitais, cuidados com cenário, posicionamento diante das câmeras e também sobre o investimento em equipamentos para a qualidade do conteúdo oferecido.
Ao final do Encontro Setorial da ASSERPE, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Museu do Rádio em Afogados da Ingazeira, o único museu dedicado ao meio em atividade no Estado, mantido pela Rádio Pajeú, no Bairro São Francisco.
É digno de nota a participação e engajamento da equipe da Itapuama FM, no evento, evidenciando a importância desses temas para as empresas de radiodifusão e para os profissionais do jornalismo, sobretudo em anos eleitorais, como este, com eleições para prefeitos e vereadores.
O diretor geral João Ferreira, o apresentador Juliano César, o produtor e técnico, João Filho, o apresentador Elilson Gois, a apresentadora Zalxijoane e os estagiários de jornalismo Michael Andrade e Raul Silva, representaram Arcoverde no evento da Associação.
Também participaram do evento representantes de emissoras de rádio de diversos outros municípios do interior de Pernambuco. Entre eles Serra Talhada, Tabira, Buíque, São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Flores, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina. A iniciativa da ASSERPE em promover esse encontro demonstra o compromisso da associação em capacitar e orientar seus associados diante dos desafios e responsabilidades inerentes à radiodifusão em um contexto eleitoral.
Fotos: Michael Andrade (@m.sdrade) - Estagiário de Jornalismo Digital da UNIASSELVI/Texto por: Zalxijoane - Jornalista e Apresentadora do De primeira categoria e Raul Silva (@prof.rgms) - Estagiário de Jornalismo Digital da UNIASSELVI para o De 1ª Categoria.
0 Comentários