Retratos Fantasmas, mais novo longa-metragem e documentário do cineasta e roteirista pernambucano Kleber Mendonça Filho estreia mundialmente na Seleção Oficial da 76ª edição do Festival de Cannes, que ocorre de 16 a 27 de maio na cidade de Cannes, no sul da França. O filme, o quinto da carreira do diretor de cinema, é fruto de sete anos de pesquisa, filmagens e montagem e tem a cidade do Recife como personagem principal, apresentando as ruínas dos grandes cinemas como um reflexo das complexidades da vida em sociedade.
O documentário é o terceiro filme do diretor na Seleção Oficial de Cannes, depois de Aquarius, em 2016, e Bacurau, codirigido por Juliano Dornelles, em 2019, quando ganhou o Prêmio do Júri. O longa será exibido em Sessão Especial fora de competição.
“Palácios de cinema em centros de cidades são comuns a muitos outros lugares do mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade a partir de um ponto de vista pessoal”, apontou Kleber. “Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”, comentou o diretor, em relação aos cinemas de rua.
A maior parte do documentário é composta por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, de televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e a Fundação Joaquim Nabuco. Com montagem de Matheus Farias, também idealizador, a produção reúne imagens de variados formatos.
Retratos Fantasmas foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O filme será lançado nos cinemas brasileiros no segundo semestre deste ano pela Vitrine Filmes, mesma distribuidora dos filmes anteriores de Kleber Mendonça Filho.
Da redação De primeira Categoria, com reportagem de Matheus Nascimento, da Revista O Grito.
Foto: João Lacerda/Divulgação.
0 Comentários