Neste mês de março foi lançada a nova vacina nonavalente contra o HPV. Enquanto a sorovalente só agia contra um tipo de vírus causados do HPV e a quadrivalente a age contra 4 tipos, a nonavalente age contra 9 tipos, ampliando a proteção contra a doença para até 90%.
Mas isso não significa que quem já se vacinou com as outras ou mesmo quem já teve HPV não pode tomar a nova vacina. Pelo contrário. Se você já teve ou já tomou, você está protegida apenas contra aquele vírus que te infectou ou que estavam na vacina anterior. Se você tomar agora a nonavalente, sua proteção expande para os outros tipos virais.
O SUS disponibiliza a vacina gratuitamente para crianças entre 9 e 14 anos e para pessoas do grupos de risco. Fora dessa faixa, você ainda consegue acesso na rede privada.
O governo e as entidades devem fazer essa conscientização, uma vez que o gasto não só para a pessoa mas também para a sociedade é muito mais alto no tratamento do que na prevenção. Não apenas no tratamento em si é muito mais caro, mas o câncer de HPV pode tirar vidas e isso tem um custo para a sociedade como um todo, tira uma pessoa de uma família e também do mercado de trabalho.
Por Zalxijoane Lins, com informações do portal Boa Forma.
Consultoria: Andrea Gadelha, oncologista cínica do A.C. Camargo Cancer Center e Marcia Abadi, diretora médica da MSD Brasil.
Foto: Reprodução/Stockphotos.
0 Comentários