Carnaval 2020: Homem da Meia-Noite homenageia o Cordel do Fogo Encantado. Cerimônia de entrega do figurino será em Arcoverde

Com o tema 'Chover' para o carnaval, Calunga busca provocar reflexão sobre os usos da água
do Grande Recife até o Sertão. (Foto: Marina Meireles/G1).
Festejando 88 anos em 2020, o Homem da Meia-Noite busca refletir sobre a preservação da água através do tema "Chover", seguindo rumo ao Sertão para receber o figurino e retornando ao litoral para desfilar nas ladeiras de Olinda no carnaval. Inspirado pela música de mesmo nome do Cordel do Fogo Encantado, o Calunga homenageia a banda, o compositor Rogério Rangel e o Maestro Oséas.

Os anúncios foram feitos na sede do clube, em Olinda, nesta terça-feira (5). Emocionado durante a divulgação do tema, o presidente do clube, Luiz Adolpho Alves, afirmou que a escolha abrange o que a água representa desde o Sertão até o litoral.

"Vai chover alegria, emoção e reflexão. O tema faz a gente refletir sobre o futuro que nós queremos. E nada melhor do que a poesia e musicalidade para retratar tudo isso", disse o presidente. O desfile do calunga olindense acontece no Sábado de Zé Pereira, que cai no dia 22 de fevereiro em 2020.

Criada em Arcoverde, cidade conhecida como a porta de entrada do Sertão em Pernambuco, a banda Cordel do Fogo Encantado recebeu com honra a homenagem do Calunga.

"Há certos momentos na vida de um projeto artístico que são inexplicáveis, emocionantes e inesquecíveis. Temos a responsabilidade de representar uma região tão rica e que tem no símbolo da água a sua metáfora da esperança, da resistência", afirmou o vocalista Lirinha.

O violonista do Cordel, Clayton Barros, também se manifestou sobre a homenagem. "É uma grande honra para nós a homenagem do Homem da Meia-Noite no Carnaval 2020.", escreveu o músico em seu perfil no Instagram.

A cerimônia de entrega do figurino do Homem da Meia-Noite foi marcada para o dia 2 de fevereiro de 2020, em Arcoverde. O cortejo tem início no Centro da cidade e segue até o Cruzeiro.

Maestro Oséas, homenageado pelo Homem da Meia-Noite no carnaval de 2020, rege a orquestra em frente à sede do calunga, em Olinda, nesta terça-feira. (Foto: Marina Meireles/G1).
Figura conhecida das ladeiras de Olinda, o Maestro Oséas também recebe homenagens do Calunga de Bonsucesso.

"Eu tinha 15 anos quando o presidente não me deixou [entrar na sede] porque eu era 'de menor', mas o dono da orquestra se responsabilizou por mim", contou. Depois de 50 anos, o maestro recebe a reverência do Calunga com gratidão. "O coração tá batendo demais. É muita emoção", afirmou.

Também homenageado pelo Homem da Meia-Noite, o cantor e compositor Rogério Rangel disse que não conseguiu conter a emoção ao receber a notícia. "Quando eu soube que seria homenageado, não consegui nem agradecer. Só fiz chorar. O carnaval da minha vida está dividido entre antes e depois dessa homenagem", declarou.

Em 2020, o clube pretende, ainda, fazer palestras e oficinas sobre preservação e também a compensação ambiental do carbono gerado durante os eventos. “Vai ser feito um cálculo matemático e todo o carbono que vamos gerar vai se transformar em árvores que vamos plantar”, disse Luiz Adolpho.

Clezinho Santos e Márcia Cavalcanti revelaram, nesta terça (5), a gravata e o relógio a serem usados pelo Homem da Meia-Noite no dia do desfile do carnaval de 2020; ao centro, o presidente da agremiação, Luiz Adolpho Alves.
(Foto: Marina Meireles/G1).
Figurino - A "fantasia verde e branca para brincar o carnaval", como versa a música tradicional da agremiação, fica por conta dos estilistas Márcia Cavalcanti e Clezinho Santos, que, nesta terça (5), revelaram a gravata e o relógio a serem usados pelo Calunga no dia do desfile do carnaval de 2020.

"O que tem na roupa é amor. Amor pelo carnaval, pela cidade, pelo Calunga", diz Márcia, responsável pelas roupas da marca olindense Período Fértil.

Uma das novidades é a presença de um relógio usado pelo Homem da Meia-Noite, confeccionado por Clezinho Santos. "Sempre fica escondido, mas esse ano criamos um relógio de verdade para desfilar junto com ele", revelou.

De 1ª Categoria, com informações do portal G1 Pernambuco.
Reportagem e fotos: Por Marina Meireles.

Postar um comentário

1 Comentários

Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)