Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado em Arcoverde


Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, será realizada aqui em Arcoverde a Roda de Conversa: A Culpa Nunca é Dela. A ação socioeducativa é alusiva ao tema Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater. O evento é uma ação da Secretaria de Assistência Social de Arcoverde, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), em parceria com o Conselho Tutelar.

O diálogo acontecerá na Praça da Bandeira a partir das 16h e pretende reunir jovens, adolescentes e a comunidade em geral, além de assistentes sociais, profissionais especializados em Desenvolvimento Humano, saúde e órgãos de defesa da mulher.

A ação pretende mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes e, defender a sexualidade como um direito adquirido que deve acontecer de forma protegida e segura, livre de abuso e exploração.

O 18 de maio - No dia 18 de maio de 1973, Araceli, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O Caso Araceli, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, casos absurdos e triste como esse ainda se repetem.

Por Zalxijoane Lins, com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Arcoverde.
Imagem: Reprodução/IdeiaClip.
(Ao copiar informações daqui, favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários