Orquestra Metais de Arcoverde realiza concerto em homenagem a Josias Lima


Numa realização do maestro Eduardo Espinhara e da produtora Maria Vasconcelos, será realizado na próxima quarta-feira (29) o concerto da Orquestra Metais de Arcoverde, uma homenagem ao compositor e músico Josias Lopes de Lima, considerado o maior compositor de frevo da cidade.

O concerto faz parte do Celebração Musical. "Este é um projeto criado para oferecer a boa música a toda comunidade, estimular a formação musical e celebrar músicos e compositores da região", segundo destacou a produtora Maria em conversa com a nossa reportagem. A apresentação, que será no Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde), a partir das 20h, é aberta ao público. "Quem puder doar 1kg de arroz, será muito bem vindo, pois os donativos arrecadados serão encaminhados para o Banco de Alimentos do Sesc", explicou a produtora.

A produção do evento também vai disponibilizar uma van - com a faixa do evento - para transportar gratuitamente as pessoas que não têm como ir para o Teatro. O veículo vai passar por vários pontos da cidade.

De acordo com o maestro Eduardo Espinhara, a ideia inicial era de mostrar a tradição que Arcoverde tem no ensino de música e também de revelar talentos. "Daí surgiu a ideia de homenagear o Josias Lima que recebia a todos sem distinção como seus alunos, além de ser um grande músico e compositor. Dentro do projeto apresentamos composições dele, com arranjos de músicos da Orquestra Metais de Arcoverde, como Maycon Nazário, Vitor e arranjos meus", explicou.              
                 
"Os músicos da Orquestra são todos de Arcoverde e aprenderam música na nossa cidade, nas escolas de música, como Fundação Terra, Colégio Cardeal e a banda de música", finalizou Eduardo. A fotografia e a documentação do projeto é do fotógrafo Pedro Paz. O projeto Celebração Musical conta com o apoio do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Mais sobre o Celebração Musical

O projeto tem ações especiais e vai atender - prioritariamente - as pessoas com necessidades especiais, idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, mesmo que temporária. "Na semana passada estivemos levando música ao vivo às pessoas em reabilitação no Mens Sana. Seguimos levando música ao vivo nos abrigos e a outros grupos que não possam se locomover para assistir no teatro", detalhou Maria Vasconcelos.

Conheça mais sobre o projeto acessando a fanpage Celebração Musical de Arcoverde, no Facebook.

Confira o vídeo do maestro Eduardo Espinhara, falando sobre o conserto em homenagem a Josias Lima:

                 
Por Zalxijoane Lins, com informações e imagem do maestro Eduardo Espinhara e da produtora Maria Vasconcelos.
(Ao copiar daqui - imagens e textos - favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários