Estudante arcoverdense precisa de doação de sangue para tratar doença autoimune

Eduarda Ramos está internada no Hospital Unimed III, no Recife, e precisa de reposição de plaquetas para
continuar o tratamento. (Foto: Reprodução/WhaysApp).
Há cerca de 40 dias a estudante de direito arcoverdense Maria Eduarda Ramos Santos, de 20 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Recife III, na capital pernambucana.

Diagnosticada com LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico) e Síndrome de Ativação Macrofágica, doenças autoimunes, a jovem precisa de reposição de plaquetas no organismo de dois em dois dias para continuar o seu tratamento. Para isso, são necessárias entre 10 e 12 bolsas de sangue em cada reposição.

Em conversa com a reportagem do De 1ª Categoria, o pai de Eduarda, Rony Santos, que está acompanhando a filha na UTI, contou que os primeiros sinais da doença foram com febre e dores na garganta e no estômago. "Ela estava aqui no Recife quando se sentiu mal. Vim buscá-la e levei para Arcoverde, onde ela foi diagnosticada, inicialmente, com pneumonia. Como a febre não baixava, resolvemos voltar com ela para ser acompanhada aqui. Depois de alguns exames as doenças foram diagnosticadas e ela teve que ficar internada", contou.

Rony também agradeceu a todas as pessoas que estão fazendo doações de sangue para a sua filha. "Tem muita gente se solidarizando e isso já nos conforta um pouco. Somos gratos por isso e agradecemos a Deus. Muitas doações estão chegando, mas ela precisa de muito sangue e plaquetas para continuar reagindo ao tratamento", explicou Rony.

Várias mobilizações estão sendo realizadas pela família, pelos amigos e colegas da Faculdade Maurício de Nassau, no Recife - onde Eduarda estuda - para conseguir doadores de qualquer tipo sanguíneo.



As doações podem ser feitas no Hemato Banco de Sangue, no Recife, informando, no ato da doação, o nome da paciente e o hospital onde ela está internada. O pai de Eduarda, Rony Santos, também informou à nossa reportagem que as doações também podem ser feitas em Arcoverde, no Hemope local. "Quem puder doar, deve enviar para o nosso WhatsApp o comprovante de doação em nome de Maria Eduarda Ramos Santos", explicou Rony. O WhatsApp para envio do comprovante é o (87) 9 9129-3190.

Doadores - Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos. (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais); estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 kg; não ter feito uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas e não é necessário estar em jejum; apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, etc); não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade; se fez tatuagem ou piercing, aguardar 12 meses; se passou por endoscopia ou processo endoscópico, aguardar 6 meses; não ter tido gripe ou resfriados nos últimos 7 dias.

Hemato Banco de Sangue
Av. Lins Petit, 264 - Boa Vista, Recife - PE
(81) 3972-4050 ou 98970-7506
Segunda à sábado das 07h às 18h

Hemope Arcoverde
Av. Joaquim Nabuco, 418 - São Cristóvão, Arcoverde - PE
(87) 3821-8551
Às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras – das 09h às 11h30

Hospital Unimed Recife III
R. José de Alencar, 770 - Ilha do Leite, Recife - PE
(81) 3320-7500

Por Zalxijoane Lins, do De 1ª Categoria.
Imagens: reprodução/WhatsApp.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.