Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe será neste sábado (13)


Sábado (13) é o Dia “D” de mobilização nacional contra a Gripe Influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Arcoverde vão funcionar - das 8h às 17h - para atender quem ainda não se vacinou. As famílias que têm pessoas acamadas em casa devem agendar a vacinação em domicílio pelo telefone (87) 3821-0806.

O atendimento também está sendo realizado no Centro de Atenção ao Idoso, que funciona das 8h às 16h, na Avenida Coronel Antônio Japiassu, 333; e na Sala de Vacinação do PNI, que fica na Rua Sávio Napoleão, 58. Para se vacinar, a pessoa deve ter em mãos o Cartão de Vacina e do SUS, documento de identidade ou CPF.

Leia mais:
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em Arcoverde

Neste ano a meta do Ministério da Saúde é que seja vacinado pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que cada dose da vacina contenham duas cepas do tipo A e uma do tipo B, sem adição de adjuvantes (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Seguindo a recomendação da OMS, os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Também foram incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas que estejam atuando em sala de aula. Essa definição de grupos prioritários é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é coordenada na cidade, pelo Programa Municipal de Imunizações da Secretaria de Saúde.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arcoverde, com informações do Portal do Ministério da Saúde.
Imagem: Reprodução/Difusora AM de São José do Rio Pardo. 

Postar um comentário

0 Comentários