Governo de Pernambuco censura informações públicas do Portal da Transparência desde janeiro

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) questionou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta segunda-feira (24), o fato de o Poder Executivo estadual suprimir, desde janeiro deste ano, uma seção de detalhamento de gastos públicos que informava ao cidadão dados a respeito de despesas de suas unidades orçamentárias. Em vez de descrever o detalhamento da ordem bancária, como fazia nos anos anteriores, o Portal da Transparência incluiu um hashtag no lugar. “Em vez de detalhar os gastos, como deveria, o governo agora incluiu um jogo da velha, para os mais novos, hashtag. Hahstag quem quiser que se vire pra descobrir”, informou.

Ao anunciar que protocola ainda hoje um pedido de informações ao governador Paulo Câmara (PSB) para justificar a nova orientação, Priscila lamentou que os dez anos da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, comemorados neste ano de 2017, aconteçam nesse clima de supressão de informações e censura. “Nós temos uma Controladoria competente, de técnicos qualificados e comprometidos com o Estado. Não é possível que uma orientação política determine a supressão de informações tão caras ao público e termine por atrapalhar um trabalho tão importante”, acrescentou.



Entre os exemplos de informações que não estão mais publicadas – incluídas na seção “detalhamento da ordem bancária”, Priscila citou a descrição exata de qual obra está sendo beneficiada com os recursos do FEM, a justificativa da cessão de diária civil aos servidores (viagem, data, evento), dados relativos aos boletins de medição no caso de obras, o detalhamento referente ao aluguel de veículos (local, data) e o mês do boleto das faturas pagas de prestação de serviços (Compesa, Celpe).

Ao questionar a supressão dos dados, Priscila lembrou que o governo segue no sentido de reportar ao público apenas as informações que lhe interessam, lembrando que há duas semanas um ofício da Polícia Militar no Interior orientou os batalhões a só repassarem “informações positivas”. “Censura não vai passar despercebida. É preciso que se saiba que popularidade se ganha e se perde, agora credibilidade é uma coisa muito mais séria”, refletiu.

Priscila lembrou que o governo segue no sentido de reportar ao público apenas as informações que lhe interessam. 
(Foto: Cecilia Sá Pereira)
Por Manoel Medeiros Neto, da assessoria de comunicação da deputada Priscila Krause.
Printscreen dos dados extraídos do Portal da Transparência (portaldatransparencia.pe.gov.br)
(Ao copiar informações daqui, favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários