Campanha #PelaVidaDasPessoasTrans visa alertar e acabar com a transfobia


“Uma vez na rua, toda travesti é considerada marginal, perigosa, sem nenhuma chance de provar o contrário. Pode ser presa a qualquer minuto, agredida ou assassinada que nenhum transeunte moverá um dedo sequer em sua defesa. Pensam: ‘Alguma coisa ela deve ter feito”.

Este é o trecho do espetáculo “Quem Tem Medo de Travesti", do coletivo artístico As Travestidas. E reflete perfeitamente a realidade que travestis, mulheres transexuais, homens trans e outras transgeneridades vivem no Brasil.

O caso de Dandara dos Santos, de 42, que foi espancada com pauladas, chutes e socos em plena rua e em pleno dia de Fortaleza, no Ceará, sem a ajuda de ninguém é a prova disso. Foi sentenciada à morte por seis homens simplesmente por ser travesti.

Ontem foi Dandara, amanhã será Luciana Jessika ou Polly.. Quantas e quantos ainda vão morrer para que as pessoas ou a sociedade enxergue a população trans como humana? Como alguém que não precise de higienização social? Que não cause repulsa? Nem vergonha? E nem medo? Fobia. Transfobia.

Até agora, em 2017, pelo menos 20 travestis, mulheres transexuais e homens trans morreram pelo simples fato de existirem (segundo a RedeTrans). Esses são os dados que a mídia noticiou, mas aqueles que foram invisibilizados ou abafados pela família? Além disso, mais de 90% das cidadãs travestis e transexuais ainda têm que ir para as ruas para se prostituir (Antra), muitas por falta de oportunidade de trabalho.

Há várias outras questões envolvendo a vida de uma pessoa trans: nome social, retificação de nome, banheiro, deboche, respeito à identidade de gênero, mercado de trabalho, agressão, afetividade, família, violência e morte... É por isso que foi criada a campanha: #PelaVidaDasPessoasTrans , que você pode completar com a frase que achar necessária.

Como por exemplo #PelaVidaDasPessoasTrans pq eu me importo ou #PelaVidaDasPessoasTrans eu respeito o nome social ou #PelaVidaDasPessoasTrans essa luta é nossa!

A ideia inicial foi de Fabianna Mello. A arte é do artista Wes Nunes, do Manifesto dos Quadrinhos, que reproduziu Dandara. E conta com a parceria e divulgação do NLUCON e a contribuição de todas as pessoas. Compartilhe a imgem deste post no seu Facebook com a hashtag #PelaVidaDasPessoasTrans.

Fonte e imagem: Portal NLUCON, via Midia Ninja.
(Ao copiar daqui - imagens e textos - favor inserir os créditos).

Postar um comentário

0 Comentários